O estilo ‘brasileiríssimo’

Por René Velmont | Espaço do Chef

Olá,
Depois de um longo período de reflexão, volto recuperado e pronto para os novos desafios!
Tive alguns problemas na minha vida pessoal e também profissional. Infelizmente fui afastado do Le Velmont – praticamente um filho para mim. Mas, ao mesmo tempo, vi nascer um outro projeto… Um outro filho que jamais substituirá o anterior, mas que está preenchendo minha vida profissional por completo.
Era uma ideia antiga que vinha amadurecendo aos poucos, mas depois da ruptura, ela se desenvolveu mais rápido que imaginava. O grande responsável por essa velocidade foi o fato de encontrar um sócio disposto a abraçar o projeto não apenas financeiramente, mas também no plano da concepção inicial do restaurante. É com muito prazer que apresento: BRASILEIRÍSSIMO!
A nova proposta é fazer releituras de receitas tipicamente brasileiras e dar o toque particular do azeite – ou vocês acharam que esqueceria essa outra paixão?! Queria poder me aventurar em novos oceanos e usar não só a influência francesa da minha formação profissional, mas as dicas e receitas que aprendi com minha avó e com a vivência nas cozinhas brasileiras. Enfim, estejam todos convidados para conhecer esse acolhedor espaço e desfrutar as novas delícias assinadas por mim.
Mas fiquem tranquilos que vou postar algumas receitas brasileiríssimas aqui no site também.
Beijos e até!
 

Bolo de Café Gallo

 por René Velmont |/ Receitas

Categoria: doce
Porção: 5 pessoas
INGREDIENTES
4 unidades                ovos
2 xícaras                   açúcar
2 xícaras                   farinha de trigo
1/2 xícaras                Azeite Gallo Extra-Virgem
2 colheres sopa        café solúvel
1 colher chá              canela
1 colher chá              erva-doce
1 colher chá              fermento
MODO DE PREPARO
  1. Num recipiente, bata os ovos com o açúcar e junte aos poucos o Azeite Gallo Extra Virgem. Continue a bater e adicione a canela, a erva-doce e, por ultimo, o café e a farinha peneirada com o fermento.
  2. Pré-aqueça o forno a 180º.
  3. Unte uma forma e despeje a massa.
  4. Coloque no forno por aproximadamente 35 minutos.
DICAS: polvilhe o açúcar para finalizar o bolo.
CURIOSIDADES: o bolo de café do Gallo é tipico do Alentejo, Portugal, e tem 3 ingredientes – café, canela, e erva doce –, cujo perfume, delicioso, se fundem.

“Dicas” de um chef


Olá,
E aí, vocês têm gostado das receitas que estou colocando aqui no blog? Estão felizes com os resultados? Tenho recebido algumas respostas bem legais com relatos de pessoas contando como ficaram as receitas e em que ocasiões elas fizeram os pratos. Continuem mandando SEMPRE suas histórias.
Vou ter que dar uma parada nos assuntos para comentar um fato que vem acontecendo com muita frequência. Tenho recebido inúmeros pedidos de estágio por parte de alunos que estão fazendo cursos profissionalizantes de gastronomia e até mesmo emprego por aqueles que já estão formados. Conversando com colegas de profissão, temos reparado que além dessa grande demanda, alguns outros problemas vêm acontecendo graças a uma visão equivocada sobre a profissão, fazendo com que muitos cheguem despreparados ao mercado de trabalho e sem a consciência verdadeira sobre a função escolhida.
Vale então uma pequena pausa para alguns comentários e dicas. Não quero parecer arrogante ou (negativamente) professoral, mas aceitem de coração essas rápidas palavras de alguém que já está nesse caminho há bastante tempo.
Assim como grande parte das profissões, a carreira de gastronomia começa da mesma maneira (independente dos custos de sua formação): Remuneração baixa, trabalho duro, desgaste, estresse, etc. O domínio das técnicas, manuseio de alimentos, utensílios e equipamentos, familiarização com as boas práticas e tudo mais que implica no bom desenvolvimento do trabalho, requer dedicação, persistência, paciência, tolerância e o principal que é compreender que a harmonia entre os membros da equipe é essencial!
O único glamour está na nobre função de se envolver no preparo do alimento para inúmeras pessoas podendo proporcionar uma incomparável experiência sensorial. Relevar o duro local de trabalho, as altas temperaturas, os vapores e as gorduras é condição básica para aqueles que resolvem aceitar de braços abertos esse maravilhoso ofício.
Foi assim com minha equipe no Le Velmont – que teve que ralar muito para alcançar a posição que cada um possui –, foi assim comigo quando iniciei minha vida profissional na França e também quando voltei para o Brasil com minha amada Tereza Cristina.
Portanto, queridos, isso tudo não é para vocês desistirem, mas sim para compartilharem comigo duas palavras que acredito serem essenciais para o exercício da nossa desafiante profissão: AMOR e DEDICAÇÃO!
Um abraço afetuoso,
René Velmont

Feijoada Expressa

Aprenda maneira mais rápida de preparar essa delícia que leva costela, lombo e linguiça, entre outras carnes .



>600 g de carne seca cortada em palitos (8 cm X 2 cm)
  • 450 g de costela suína salgada cortada em ripas
  • 450 g de lombo salgado cortado em cubos
  • 500 g de costela fresca cortada em ripas
  • 400 g de lombo cortado em cubos
  • 1 kg de feijão preto
  • 400 g de peito de boi cortado em cubos
  • 4 litros de água
  • 400 g de linguiça portuguesa cortada em pedaços
  • 500 g de linguiças paio cortada em 3 partes
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 300 g de bacon cortado em palitos (8 cm X 2 cm)
  • 1 cebola grande picada (200 g)
  • 1 colher (sopa) de alho picado
  • 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picadinha
  • 2 folhas de louro

  • modo de preparo



    1 - Numa panela grande com água fervente coloque 600 g de carne seca cortada em palitos (8 cm X 2 cm), 450 g de costela suína salgada cortada em ripas, 450 g de lombo salgado cortado em cubos, 500 g de costela fresca cortada em ripas e 400 g de lombo cortado em cubos e ferva por 20 minutos. Retire as carnes do fogo, escorra e reserve -as.
    2 - Coloque na panela de pressão, em fogo médio, 1 kg de feijão preto, 400 g de peito de boi cortado em cubos, 4 litros de água, tampe a panela e após pegar pressão conte 10 minutos. Retire do fogo e reserve.
    3 - Na mesma panela onde ferveu as carnes aqueça 2 colheres (sopa) de azeite e coloque 300 g de bacon cortado em palitos e doure bem. Adicione 1 cebola grande picada, 1 colher (sopa) de alho picado e 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picadinha e refogue bem. Adicione 2 folhas de louro, as carnes fervidas (reservadas acima) e o feijão já cozido com o peito de boi junto com o caldo, misture e cozinhe em fogo baixo por 1 hora e 20 minutos. Retire do fogo e sirva em seguida com arroz, farofa, couve e torresmo.