Acentuação

ACENTUAÇÃO

A acentuação está relacionada com a prosódia e a ortografia, estabelecendo normas para uma escrita correta 
A acentuação está relacionada com a prosódia e a ortografia, estabelecendo normas para uma escrita correta


Caro leitor, nesta subseção nos dedicaremos ao estudo das regras de acentuação. As regras existem para estabelecer um sistema que organize a tonicidade, que nada mais é do que a intensidade de pronúncia das sílabas da língua portuguesa.

A acentuação está relacionada com a ortografia, sistema convencional que representa a correta escrita da língua, e com a prosódia, estudo que trata do conhecimento da sílaba predominante, chamada sílaba tônica. Para proferirmos corretamente as palavras, é necessário que saibamos sobre os seus sons, fazendo assim o uso de maior ou menor intensidade conforme a sílaba tônica. Às sílabas de menor intensidade atribuímos o nome de sílabas átonas, ou seja, sílabas que são pronunciadas com pouca intensidade tonal. A acentuação gráfica diz respeito ao estudo das regras que disciplinam o uso adequado dos sinais que indicam a posição da sílaba tônica, entre outras particularidades, como o timbre e a nasalização das vogais.
Alguns elementos deverão ser considerados no estudo da acentuação. São eles:
⇒ Acento de intensidade;
⇒ Posição do acento tônico;
⇒ Acento de intensidade e significado da palavra;
⇒ Acento de insistência e emocional;
⇒ Acento de intensidade na frase;
⇒ Vocábulos tônicos e átonos.
É importante ressaltar que as regras de acentuação na língua portuguesa sofreram uma recente reforma, quando entrou em vigor, no dia 1° de janeiro de 2009, as Novas Regras Ortográficas da Língua Portuguesa. As novas regras ainda geram muitas dúvidas, especialmente no que se refere à acentuação gráfica. Para auxiliar você na melhor compreensão dessas modificações, você encontrará aqui diversos artigos que serão muito esclarecedores e úteis em seu processo de aprendizado. Claro que as regras de acentuação são complexas e até mesmo indecifráveis para muitas pessoas, mas a partir de seu estudo, poderemos estabelecer uma relação de familiaridade, o que facilitará em muito a prática das normas na linguagem escrita. Para sanar possíveis dúvidas, é desejável que as regras sejam sempre consultadas, pois quando fazemos do estudo um exercício constante, as chances de aprendermos e apreendermos são muito maiores! Bons estudos!

Cinco erros que você comete antes das 10 horas e afetam diretamente sua saúde

TOMAR UM BOM E DEMORADO CAFÉ DA MANHÃ PODE AJUDAR A MELHORAR O BOM HUMOR ANTES DO TRABALHO (Foto: Thinkstock)

Sair da cama correndo ou abusar do botão "soneca" no despertador estão entre os equívocos comuns nas primeiras horas do dia. Saiba o que eles podem causar e como evitá-los



PULAR DA CAMA PODE CAUSAR DORES LOMBARES E TONTURA, DIZ ESPECIALISTA (Foto: THINK STOCK)

Você acorda pronto para enfrentar mais um dia pela frente, mas mal sabe que no período entre a cama e a mesa de trabalho pode ter comedido erros que podem tornar sua jornada pior, exigindo demais dos seu corpo nas primeiras horas. Especialistas ouvidos pelo site da apresentadora Oprah Winfrey reuniram alguns dos mais comuns –e como evitá-los.
1. Sair da cama correndo
Você pula da cama pronto para enfrentar o dia. O problema é que deve estar forçando demais os músculos de suas costas, que ainda estão rígidos após uma longa noite de sono, diz o especialista em sono e quiropata Robert Oexman. Se mover muito rápido nessa hora aumenta os riscos de um espasmo nos músculos, com dores lombares, ou mesmo de deslocamento na coluna. Além disso, diz o especialista, durante as horas de sono, o sangue se desloca para as pernas, o que pode causar uma sensação de tontura e até um desmaio ao levantar rápido.

O que fazer? Antes de pular da cama para o chuveiro, Oexman recomenda abraçar os joelhos até o peito, um a um e depois os dois juntos. Isso vai não só ajudar a aquecer os músculos, como fazer o sangue circular melhor pelo corpo, fazendo você se sentir mais estável ao levantar.
 
PARA DESPERTAR O SEU RELÓGIO BIOLÓGICO, ABRAS CORTINAS E JANELAS E DEIXE ENTRAR A LUZ (Foto: THINK STOCK)

2. Manter janelas e cortinas fechadas enquanto se arruma para trabalhar
As cortinas transformam seu quarto num caverninha escura e aconchegante que vão fazer você querer dormir mais. Para ajudar a começar o dia de bom humor e despertar seu relógio biológico, você precisa da luz do sol.

O que fazer? Quanto mais luz melhor, então abra todas as cortinas assim que levantar da cama.
3. Você coloca seu despertador para 6h47 da manhã
Você é um fiel usuário do botão “snooze” do seu despertador, ou seja, usa a matemática soneca para ganhar mais dez minutos extras de sono ao menos três vezes. Mas esse acordar e cochilar intermitente faz com que seu corpo nunca se adapte a uma rotina e pode dificultar que você adormeça à noite. É por isso que especialistas em sono amaldiçoam essa invenção e pedem para não usar o tal botão.

O que fazer? Acorde quando o alarme despertar e não após três tentativas.

4. Você não faz nada relaxante até a hora do almoço
Muitos de nós trabalha duro e só lembra de dar um tempo para si mesmo no horário do almoço, ou por volta das 13h da tarde, quando já cumprimos metade da jornada. Um recente estudo da Universidade de Minnesota afirma que quando os trabalhadores começam o dia num estado de espírito mais positivo, o humor reage melhor a atividades prazeirosas do que quando começam fechados e mal-humorados. Eles tambêm foram menos impactados por eventos negativos, diz o estudo.

O que fazer? Tomar um café da manhã demorado em vez de ingerir qualquer guloseima a caminho do trabalho, tirar alguns minutos para uma ligação para alguém que você gosta ou mesmo uma caminhada ao sol antes de entrar no ritmo do trabalho podem ajudar.
MALHAR COM O ESTÔMAGO VAZIO: UM DOS ERROS MAIS COMUNS NAS PRIMEIRAS HORAS DO DIA (Foto: Thinkstock)

5. A primeira coisa que você faz ao acordar é malhar
Você sabe que deve tomar café pelo menos 30 minutos após levantar para ajustar seu metabolismo, mas isso se torna uma tarefa difícil quando você tem que correr para não perder uma aula de step às 7h da manhã. Você precisa de algum carboidrato para ter alguma reserva de energia –especialmente se vai precisar na academia.
O que fazer? Não é que você precise de uma tigela de granola com todos os suplementos de vitamina. Uma porção de cereal integral ou uma banana no seu caminho para a academia já é suficiente. E bastante água, é claro, considerando que a última vez que você bebeu água foi há mais de sete horas.

8 pontos fundamentais para negociar bem sua carreira



Tanto a palavra como o conceito de NEGOCIAÇÃO, estão entranhados nos processos árduos  de vendas, aquisições , fusões, relações sindicais planejamento orçamentário etc… Mas negociar tem um sentido muito mais amplo e, para fazer carreira, buscando  o lugar almejado na sua vida profissional, a negociação fará parte do seu dia a dia.
Negociação da carreira pressupõe que você esteja consciente de, no mínimo,  8 atitudes  necessárias e que  as coloque em prática.
1.     “Vender sua imagem” – pessoa assertiva, segura e que demonstra “couro grosso” nas situações de crise. 
2.     Não perder a oportunidade, na hora correta, de demonstrar que seu trabalho é essencial para os resultados. 
3.     Colocar-se, de forma objetiva e clara, como candidato a uma determinada posição. 
4.     Expressar-se bem, oralmente e por escrito, afinal, a comunicação é sempre fator decisivo.
5.     Vestir-se  adequadamente – cada empresa tem uma cultura do “vestir” tanto no dia a dia quanto  em determinadas ocasiões.
6.     Não ter dúvida em demonstrar, por meio de diálogo, com a sua chefia direta e com outros pares, que você é candidato.
7.     Estabelecer alianças e não se julgar o possível vencedor.
8.     Não  esquecer que as suas maiores dificuldades se darão no plano interno   - chefes e colegas- do que externa  – clientes. 
Atenção! É bom  ter em mente que, na negociação, existe  o lado emocional. Não rejeite esse fator – sua emoção pode transmitir vontade, desejo, garra e determinação – contudo não se deixe trair pela emoção. Emoção é sempre o primeiro sinal cognitivo, que desperta nossas reações, mas pode ser perigosa, se não devidamente controlada.
A frieza que, muitas vezes, é confundida com razão, não serve para nada. A Racionalidade está presente em todas as atitudes aqui  recomendadas para que você tenha sucesso na negociação e consequentemente na carreira.
Cabe a você saber, e tenho certeza que sabe, discernir  exagero das emoções ou os excessos da razão. Caso esse discernimento não  ocorra, você estaria mais para “a pessoa fria e calculista”, não tenho lembrança de que os que assim transpareciam  obtiveram sucesso.