Por Favor, Obrigado e Com Licença em Português

Quando queremos pedir algo ou alguma coisa pra alguém nós usamos a expressão Por Favor. Então, um exemplo, eu preciso de uma informação:




Exemplos usando Por Favor

Por favor, você pode me dar uma informação?
Por favor, você pode pegar aquele livro pra mim?

Então eu uso Por Favor, ok? Então vamos aqui à próxima? Quando entramos em algum lugar, quando queremos passar no lugar onde está alguém ou quando queremos interromper uma conversação, nós usamos Com Licença. Então olha só. Eu estou entrando nesta sala, com muitas pessoas, eu vou dizer Com licença, e vou me sentar, ou vou falar com alguém. Quando vou passar em algum lugar e tem alguém aqui na minha frente, eu vou dizer:

Exemplos usando Com Licença

Com licença, posso passar?
Com licença, posso falar com você?
Com licença, posso dar uma opinião sobre este assunto?
Tá? Então, também quando queremos agradecer alguém por algum favor ou por algum cumprimento, por exemplo, eu peço uma informação:

Exemplos usando Obrigado

Estrangeiro: Por favor, você pode me dar uma informação? Onde fica o museu?
Carioca: Olha, fica em Copacabana, na Rua....
Estrangeiro: Ah, muito, muito, muito obrigado!

Quando eu quero agradecer uma pessoa por algum cumprimento. Uma pessoa me diz: 

Estudante: Moisés, eu gosto das suas aulas de Português. Eu acho as Vídeo Dicas muito interessantes. Eu aprendo muito!
Moisés: Ok, muito obrigado!
Então, Obrigado para homens e para mulheres vão dizer Obrigada ou Muito Obrigada, ok?
Então, é isso galera! Já sabemos usar Por Favor, Obrigado e Com Licença em Português. A gente vai terminando por aqui. Desejamos a todos vocês um Feliz Natal, pois na próxima semana já é Natal. Então, um Feliz dia para todos vocês, que vocês tenham um ótimo dia e muita paz, tá ok?
Então a gente se vê. Forte abraço!
Tchau tchau

Como fazer pedidos em Português


Você gostaria de um cafezinho? E aí, galera! Para fazer pedidos, usamos as formas polidas para sermos mais cordiais ou educados. Os verbos mais comuns dessas formas são Poder, Gostar e Querer. Vamos ver como estruturar: Exemplos com o verbo Poder Você poderia, por favor, me trazer um copo d’água? Você poderia me encontrar às duas da tarde em Copacabana? Você poderia ligar para a Juliana? O telefone dela é três – cinco – meia – dois – quatro – um – nove. Alguém poderia me emprestar uma borracha? Poderia me ajudar? Estou procurando um restaurante. Exemplos com o verbo Gostar Seja bem vindo.... Você gostaria de um cafezinho? Vocês gostariam de visitar o Pão de Açúcar com a gente amanhã? Você gostaria de conhecer meus amigos brasileiros? Quem gostaria de beber uma cerveja mais tarde? Eu gostaria de uma feijoada, por favor. Exemplos com o verbo Querer Eu queria um cafezinho e um pouco de açúcar. Boa tarde, eu queria usar o banheiro. Onde fica? Queria que você me levasse ao cinema. Nós queríamos um pudim como sobremesa. Eu queria uma Caipirinha para mim e um suco de abacaxi para minha namorada. Agora seremos muito mais educados já que sabemos como fazer pedidos em Português. Vocês já conhecem nossa página no Facebook? Gostariam de conhecer? Tomara que gostem! Vemos vocês lá!