Independência do Brasil

Resultado de imagen para independencia do brasil


A Independência do Brasil é o feriado em que se celebra a emancipação brasileira do reino de Portugal, no dia 7 de setembro de 1822, data que ficou conhecida pelo episódio do "Grito do Ipiranga".

A Independência do Brasil deu os primeiros passos às margens do riacho Ipiranga, hoje atual cidade de São Paulo. O Príncipe Regente Dom Pedro I gritou "independência ou morte" e a partir desse momento, simbolicamente, o Brasil não era mais uma colônia de Portugal. Estava finalmente estabelecida a Independência do Brasil.

Logo após a Independência, o Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes eram exercidos por um Imperador.

A primeira nação que reconheceu a independência do Brasil foi os Estados Unidos. Portugal apenas admitiu a independência em 1825, após o pagamento de uma indenização de aproximadamente 2 milhões de libras.

Atualmente, no dia da Independência do Brasil as escolas promovem desfiles pelas ruas da cidade, enquanto os alunos cantam os hinos da Independência e do Brasil.

As forças militares brasileiras – marinha, exército e aeronáutica – também fazem apresentações especiais ao público em homenagem a esta data.

História da Independência do Brasileira

Com as Revoluções na Europa, a família Real Portuguesa decidiu que seria melhor se mudar para o Brasil. Assim, em 1808, a Corte Real desembarcou em terras brasileiras, decidindo que os portos brasileiros passariam a ser abertos para todas as nações do mundo. Este foi o primeiro grande passo para o desejo de independência do país.

Porém, existiam diversos problemas e divergências entre os portugueses e brasileiros, como a escravidão, a luta territorial, as rebeliões, os privilégios da burguesia e etc.

No final de agosto de 1822, depois de se deslocar para São Paulo com o propósito de apaziguar uma rebelião contra José Bonifácio, D. Pedro I resolveu romper os laços de união política com Portugal, mesmo com seu pai, o rei D. João VI, pedindo para que ele voltasse à Portugal imediatamente.

Com a emancipação, D. Pedro I foi coroado Imperador do Brasil.

Hino da Independência do Brasil

Letra: Evaristo da Veiga

Música: D. Pedro I

Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Por Favor, Obrigado e Com Licença em Português

Quando queremos pedir algo ou alguma coisa pra alguém nós usamos a expressão Por Favor. Então, um exemplo, eu preciso de uma informação:




Exemplos usando Por Favor

Por favor, você pode me dar uma informação?
Por favor, você pode pegar aquele livro pra mim?

Então eu uso Por Favor, ok? Então vamos aqui à próxima? Quando entramos em algum lugar, quando queremos passar no lugar onde está alguém ou quando queremos interromper uma conversação, nós usamos Com Licença. Então olha só. Eu estou entrando nesta sala, com muitas pessoas, eu vou dizer Com licença, e vou me sentar, ou vou falar com alguém. Quando vou passar em algum lugar e tem alguém aqui na minha frente, eu vou dizer:

Exemplos usando Com Licença

Com licença, posso passar?
Com licença, posso falar com você?
Com licença, posso dar uma opinião sobre este assunto?
Tá? Então, também quando queremos agradecer alguém por algum favor ou por algum cumprimento, por exemplo, eu peço uma informação:

Exemplos usando Obrigado

Estrangeiro: Por favor, você pode me dar uma informação? Onde fica o museu?
Carioca: Olha, fica em Copacabana, na Rua....
Estrangeiro: Ah, muito, muito, muito obrigado!

Quando eu quero agradecer uma pessoa por algum cumprimento. Uma pessoa me diz: 

Estudante: Moisés, eu gosto das suas aulas de Português. Eu acho as Vídeo Dicas muito interessantes. Eu aprendo muito!
Moisés: Ok, muito obrigado!
Então, Obrigado para homens e para mulheres vão dizer Obrigada ou Muito Obrigada, ok?
Então, é isso galera! Já sabemos usar Por Favor, Obrigado e Com Licença em Português. A gente vai terminando por aqui. Desejamos a todos vocês um Feliz Natal, pois na próxima semana já é Natal. Então, um Feliz dia para todos vocês, que vocês tenham um ótimo dia e muita paz, tá ok?
Então a gente se vê. Forte abraço!
Tchau tchau

Como fazer pedidos em Português


Você gostaria de um cafezinho? E aí, galera! Para fazer pedidos, usamos as formas polidas para sermos mais cordiais ou educados. Os verbos mais comuns dessas formas são Poder, Gostar e Querer. Vamos ver como estruturar: Exemplos com o verbo Poder Você poderia, por favor, me trazer um copo d’água? Você poderia me encontrar às duas da tarde em Copacabana? Você poderia ligar para a Juliana? O telefone dela é três – cinco – meia – dois – quatro – um – nove. Alguém poderia me emprestar uma borracha? Poderia me ajudar? Estou procurando um restaurante. Exemplos com o verbo Gostar Seja bem vindo.... Você gostaria de um cafezinho? Vocês gostariam de visitar o Pão de Açúcar com a gente amanhã? Você gostaria de conhecer meus amigos brasileiros? Quem gostaria de beber uma cerveja mais tarde? Eu gostaria de uma feijoada, por favor. Exemplos com o verbo Querer Eu queria um cafezinho e um pouco de açúcar. Boa tarde, eu queria usar o banheiro. Onde fica? Queria que você me levasse ao cinema. Nós queríamos um pudim como sobremesa. Eu queria uma Caipirinha para mim e um suco de abacaxi para minha namorada. Agora seremos muito mais educados já que sabemos como fazer pedidos em Português. Vocês já conhecem nossa página no Facebook? Gostariam de conhecer? Tomara que gostem! Vemos vocês lá!

O Novo Acordo Ortográfico e suas principais regras



O Novo Acordo Ortográfico está em vigor no Brasil desde 1º de janeiro de 2009, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi proposto inicialmente em 1990, quando foi assinado em Lisboa (Portugal) e só aprovado em 1995, mas entrou em vigor 14 anos depois, em 2009 porque aguardava a ratificação de Portugal, o que ocorreu em 2008.

Embora a grafia passe a ser unificada, a pronúncia e o vocabulário não mudarão. Foi determinado prazo até 2013 para que os brasileiros absorvessem todas as mudanças que, enfim, tornariam-se normas obrigatórias a partir deste ano. Mas este prazo foi estendido pelo governo brasileiro até 2016.

Por meio deste Acordo  busca-se a unificação do idioma na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa , formada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste (último país a aderir).


http://educacao.uol.com.br/album/2015/12/30/novo-acordo-ortografico-sera-obrigatorio-em-2016-confira-as-mudancas.htm#fotoNav=1

Veja no link abaixo uma lista de corretores ortográficos:
Corretores ortográficos:

DEMAIS e DE MAIS
Como se escreve: DEMAIS junto ou DE MAIS separado?

Na fala, não fazemos diferença entre “demais” e “de mais”, até porque o contexto ajuda a esclarecer o sentido de cada uma dessas expressões.
Entretanto, na hora de escrever essas palavras, surge a dúvida: elas devem ser escritas juntas ou separadas?

A diferença de sentido entre elas  é que vai determinar a forma como nós as iremos escrever.

DEMAIS (junto) equivale a:

- “muito” (advérbio de intensidade).
Exemplos:
Os alunos aborreceram-me demais na última aula.
Estou bem demais para me deixar afetar por isso.

  - “ os outros” ou  “os restantes” (pronome indefinido).  

Exemplos:
Não estou em condições de decidir sobre a pauta. Então deixo aos demais a escolha dos temas a serem tratados na próxima reunião.
Pode ser que os demais membros da comissão não aprovem a nossa resolução.

DE MAIS  (separado) equivale a “demasiado”, excessivo, de resto, de sobra, a mais. É uma oposição a “de menos” e refere-se (acompanha) a substantivos ou pronomes. Neste caso é uma locução adjetiva.

Exemplos:
O concurso foi suspenso, porque surgiram candidatos de mais.
Nesse departamento há uma contradição: trabalho de mais e trabalhadores de menos.
Seja comedido na alimentação, pois tudo que é de mais prejudica a sua saúde.
Não há motivos para preocupação. Neste momento, não estou vendo nada de mais em seus exames.

FAQs sobre o Carnaval 2016 no Rio de Janeiro




Quando começa o Carnaval de 2016 no Rio?
Oficialmente é no dia 9 de fevereiro, terça-feira gorda. Porém as comemorações começam dia 5, sexta-feira e terminam no dia 9. É possível ainda assistir os Desfiles das Escolas de Samba Campeãs do Carnaval de 2016 dia 13 de fevereiro, sábado. Para outros anos clique aqui.

Qual é o melhor carnaval do Brasil?
Carnaval no Rio de Janeiro, Olinda e Salvador são considerado os melhores. Mas definitivamente o Carnaval do Rio é o maior, o mais visitado e o mais famoso, não apenas do Brasil mas no Mundo inteiro. Por isso o Carnaval do Rio é considerado a capital do samba.

Onde eu deveria ficar no Rio?
Tente ficar na Zona Sul do Rio, onde não é apenas a região mais bonita e segura, mas também oferece o melhor em infraestrutura. Copacabana, Ipanema e Leblon são melhores, mais desenvolvidos e preços acima do mercado, especialmente nos dois últimos bairros. Botafogo, Lapa e Flamengo são bons lugares e um pouco mais em conta, de 15-20 minutos de metro, você chega nas praias de Copacabana e Ipanema.

Quando eu deveria efetuar minhas reservas?
Reserve seu vôo e hospedagem no mínimo 6-4 meses de antecedência.
Reserve seus ingressos para o Sambódromo o quanto antes. Os melhores lugares esgotam rápido, e os preços geralmente sofrem alterações.

Quais eventos eu deveria participar?
O destaque é o Desfile das escolas de Samba. Vá para um dos bailes, especialmente para o Baile de Gala do Scala Rio. Junte-se as festas de rua, acompanhe as bandas o máximo que você puder, tanto no centro quanto na zona sul da cidade. Visite pelo menos um ensaio na quadra de uma escola de samba, caso chegue no Rio antes do Carnaval.

Quais são os melhores blocos e bandas?
A "Banda de Ipanema" é a mais divertida e extravagante, Junto com a bloco "Simpatia é quase amor". As bandas do centro da cidade, por exemplo, O "Cordão do Bola Preta" que é o maior e o mais famoso bloco de rua do Rio de Janeiro.

Quais são os melhores bailes? 
A alta sociedade comparece ao Baile Mágico no Hotel Copacabana Palace. Para noites de dança e diversão, vá ao Gala Gay e ao bailes do Cordão do Bola Preta no Scala Rio.

Quando e onde posso reservar meus ingressos?
Você só precisa reservar os ingressos o Desfile das Escolas de Samba com antecedência, baile no Copacabana Palace e para os bailes do Scala. Alguns ingressos esgotam com bastante antecedência.

O Que é a Capoeira?

Capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música. De origem Afro-brasileira, incorpora movimentos de luta, acrobacias, dança, percussão e músicas num diálogo rítmico de corpo, mente e espírito.

A prática da capoeira auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades físicas, mentais e sociais, e também ajuda seus praticantes a lidar com conflitos e medos, superando-os com confiança, determinação e humor.
A capoeira era desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos com alguma influência indígena, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.
Uma característica que distingue a Capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto.
A ginga é também que diferencia a Capoeira das outras modalidades de luta e tem como finalidade o estudo do adversário e do “jogo”. Serve para preparar e deferir os golpes de ataque e, na defesa, é responsável pelas esquivas e molejos, ajudando de forma decisiva no reflexo, justamente por estar o capoeirista em constante movimento. Um bom capoeirista é reconhecido pelo seu estilo de gingar, isto é, se ele apresenta grande desembaraço, ritmo, descontração, amplitude de movimentos e malícia.
A palavra capoeira é originária do tupi-guarani, refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira tenha obtido o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.
Hoje em dia, a capoeira se tornou não apenas uma arte ou um aspecto cultural, mas uma verdadeira exportadora da cultura brasileira para o exterior. Presente em dezenas de países em todos os continentes, todo ano a capoeira atrai ao Brasil milhares de alunos estrangeiros e, frequentemente, capoeiristas estrangeiros se esforçam em aprender a língua portuguesa em um esforço para melhor se envolver com a arte. Mestres e contra-mestres respeitados são constantemente convidados a dar aulas especiais no exterior. Apresentações de capoeira, geralmente administradas em forma de espetáculo, acrobáticas e com pouca marcialidade, são realizadas no mundo inteiro.
O aspecto marcial ainda se faz muito presente e, como nos tempos antigos, ainda é sutil e disfarçado. A malandragem é sempre presente, capoeiristas experientes raramente tiram os olhos de seus oponentes em um jogo de capoeira, já que uma queda pode chegar disfarçada até mesmo em um gesto amigável.
Outras manifestações culturais como o batuque, o maculelê, a puxada de rede e o samba de roda são danças fortemente ligadas à capoeira, por também terem nascido da mesma cultura.
O que fica como ensinamento da capoeira? É a presença da ginga no corpo, a mandinga, a capacidade de aprender a resolver uma desavença através de um jogo de esperteza, e não a força bruta e da violência.
Como disse Mestre Pastinha nos seus escritos: “para ser um bom capoeirista a pessoa tem de saber jogar não somente capoeira: também tem de ser uma pessoa que dá exemplos através de sua atitude de disciplina, respeito e solidariedade. No jogo, é proibido usar truques e todos os mestres têm o dever de insinar aos seus alunos que não podem colocar as mãos nos adversários. Capoeira é a luta do escravo em ânsia de liberdade!”
Capoeira é um símbolo da cultura afro-brasileira, símbolo da miscigenação de etnias, símbolo de resistência à opressão. Atualmente, é considerada patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.