8 pontos fundamentais para negociar bem sua carreira



Tanto a palavra como o conceito de NEGOCIAÇÃO, estão entranhados nos processos árduos  de vendas, aquisições , fusões, relações sindicais planejamento orçamentário etc… Mas negociar tem um sentido muito mais amplo e, para fazer carreira, buscando  o lugar almejado na sua vida profissional, a negociação fará parte do seu dia a dia.
Negociação da carreira pressupõe que você esteja consciente de, no mínimo,  8 atitudes  necessárias e que  as coloque em prática.
1.     “Vender sua imagem” – pessoa assertiva, segura e que demonstra “couro grosso” nas situações de crise. 
2.     Não perder a oportunidade, na hora correta, de demonstrar que seu trabalho é essencial para os resultados. 
3.     Colocar-se, de forma objetiva e clara, como candidato a uma determinada posição. 
4.     Expressar-se bem, oralmente e por escrito, afinal, a comunicação é sempre fator decisivo.
5.     Vestir-se  adequadamente – cada empresa tem uma cultura do “vestir” tanto no dia a dia quanto  em determinadas ocasiões.
6.     Não ter dúvida em demonstrar, por meio de diálogo, com a sua chefia direta e com outros pares, que você é candidato.
7.     Estabelecer alianças e não se julgar o possível vencedor.
8.     Não  esquecer que as suas maiores dificuldades se darão no plano interno   - chefes e colegas- do que externa  – clientes. 
Atenção! É bom  ter em mente que, na negociação, existe  o lado emocional. Não rejeite esse fator – sua emoção pode transmitir vontade, desejo, garra e determinação – contudo não se deixe trair pela emoção. Emoção é sempre o primeiro sinal cognitivo, que desperta nossas reações, mas pode ser perigosa, se não devidamente controlada.
A frieza que, muitas vezes, é confundida com razão, não serve para nada. A Racionalidade está presente em todas as atitudes aqui  recomendadas para que você tenha sucesso na negociação e consequentemente na carreira.
Cabe a você saber, e tenho certeza que sabe, discernir  exagero das emoções ou os excessos da razão. Caso esse discernimento não  ocorra, você estaria mais para “a pessoa fria e calculista”, não tenho lembrança de que os que assim transpareciam  obtiveram sucesso.

No hay comentarios:

Publicar un comentario