Samba

Samba

Quase tudo o que se ouve de música durante o Carnaval carioca é samba. É uma música exclusivamente brasileira originária do Rio de Janeiro euma forma de dança que foi inventada pelos afro-brasileiros mais pobres séculos atrás.
A palavra samba vem da palavra angolana semba, se referindo a um tipo de música ritual. A palavra tinha uma variedade de significados para os escravos africanos trazidos ao Brasil durante os séculos XVII, XVIII e XIX. Ela significava orar ou invocar os espíritos dos antepassados e os deuses do Panteão Africano. Como substantivo, poderia significar uma queixa, um grito, ou algo como "o blues".

As Escolas de Samba

Escolas de Samba

As escolas de samba entretêm a comunidade com de noites de samba e criam um concurso para o desfile. Elas têm que escolher temas, escrever músicas e letras de músicas, fazer fantasias e carros alegóricos e ensaiam durante todo o ano para ter sucesso no desfile. As escolas de samba são elementos vitais do carnaval carioca. Elas são clubes sociais que representam um determinado bairro, normalmente uma comunidade da classe trabalhadora, as favelas. Elas têm uma quadra de samba para diversão e praticar o samba, e uma unidade de produção separada (barracão) para fazer suas fantasias e carros alegóricos para o seu desfile.

Blocos de Rua
e suas Festas

Cada bairro no Rio de Janeiro tem o seu bloco favorito do Carnaval de rua. Há mais de 300 deles no Rio atualmente, e a cada ano esse número aumenta. Cada bloco tem o seu lugar ou rua para seu desfile e os maiores costumam fechar as ruas para o tráfego. Eles começam seus desfiles geralmente em janeiro e estes desfiles duram até o fim do Carnaval. Desde o início do ano, é uma visão comum grupos de pessoas dançando samba nas ruas do Rio nos fins de semana e durante o carnaval.
Frequentemente, as pessoas que organizam o desfile do bloco, compõem a música do próprio desfile.
Os blocos de carnaval são compostas por uma orquestra, principalmente de percussão e sopro. Eles marcham ao longo de uma rota predeterminada ou permanecem no mesmo ponto, porém, são sempre acompanhadas por hordas de foliões entusiasmados fantasiados, em trajes de banho, roupas simples, e até mesmo dragqueens.
Os blocos mais famosas do Carnaval são
  • Cordão do Bola Preta - um dos mais tradicionais blocos que desfila na Cidade;
  • Banda de Ipanema desfila em três dias diferentes em Ipanema, seguido por uma multidão de foliões;
  • Suvaco do Cristo desfila no Bairro do Jardim Botânico, logo abaixo do braço da estátua do Cristo Redentor.
  • Bloco das Carmelitas foi supostamente criado por freiras, mas na verdade é apenas uma alegoria do bloco. Ele desfila na serra de Santa Teresa.
A operação de um blocode carnaval de rua é muito simples. Primeiro as pessoas se reúnem em algum lugar bem conhecido, como uma praça ou um bar do bairro. Depois de algumas horas concentrada, o bloco inicia o seu caminho marchando pelas ruas. Não perca o encontro inicial. Aproveite o show de dragqueens e as crianças que tentam parar os carros que passam pelo meio da multidão.


Adultos e crianças de todas as idades participam também nestas marchas. Este é o momento ideal para um bom programa em família. Blocos da zona sul do Rio normalmente desfilam à tarde.
Quando os blocos passam, as ruas são fechadas ao tráfego e itinerários de ônibus são alterados, para diminuir o congestionamento inevitável. Alguns blocos atraem mais de 10000 participantes e a maioria têm sua camisa oficial à venda no local, para ajudar com os custos. Elas são ótimas lembranças, pois são vendidas apenas nos dias de Carnaval.

No hay comentarios:

Publicar un comentario