VIRADOURO ABRE 1º DIA DE DESFILES NO RIO

Homem faz últimos ajustos em carro que desfila neste domingo no Rio 

Seis escolas de samba abrem hoje (15), às 21h30, os desfiles do Grupo Especial do carnaval carioca. A primeira a entrar na avenida será a Viradouro. Depois de quatro anos na Série A, a vermelha e branca de Niterói, na região metropolitana do Rio, vai cruzar a pista com um samba enredo que é a combinação de outros dois sambas compostos por Luiz Carlos da Vila, que destacam a influência da cultura africana no país. Um deles é Nas veias do Brasil, feito para atender um pedido da cantora Beth Carvalho que queria um samba novo, e o outro é Um Dia de Graça.

Em entrevista à Rádio Nacional, o carnavalesco João Vitor Araújo disse que a escola não vai trazer chicotes nem correntes. Segundo ele, o desfile terá muito brilho e a exaltação de uma negritude vitoriosa.

Na sequência, entra na avenida a Estação Primeira de Mangueira. A tradicional agremiação, que costuma emocionar o público na Marquês de Sapucaí, vai apresentar o enredo Agora Chegou a Vez Vou Cantar: Mulher de Mangueira em Primeiro Lugar. 

A terceira escola a desfilar na noite de hoje será a Mocidade Independente de Padre Miguel. A verde e branca da zona oeste vai para a avenida sob a grande expectativa da estreia do carnavalesco Paulo Barros que é considerado o responsável por fortes mudanças nas apresentações da elite do carnaval carioca. Com o enredo Se o Mundo Fosse Acabar, Me Diz o Que Você Faria Se Só Te Restasse Um Dia? , baseado na música Último Dia, de Paulinho Moska e de Billy Brandão, o carnavalesco propõe muita alegria e a busca pela felicidade.

A quarta escola será a Unidos de Vila Isabel. A agremiação pretende, este ano, se recuperar do desfile de 2014, quando vários integrantes foram para a Passarela do Samba sem a fantasia completa e faltavam peças aos carros alegóricos. A escola que tinha sido campeã no ano anterior conseguiu apenas o décimo lugar, mas ainda assim não caiu para a Série A, antigo grupo de acesso.

O carnavalesco Max Lopes vai transformar a avenida em um palco misturando o samba com grandes óperas, já que o homenageado é o maestro Isaac Karabtchevsky.

Logo após virá o Salgueiro. A vermelho e branca da Tijuca, na zona norte do Rio, vai com o enredo Do Fundo do Quintal, Saberes e Sabores na Sapucaí em uma referência à culinária de Minas Gerais. Uma das alegorias tem grandes panelas e tachos usados na comida mineira contando ainda um pouco da religiosidade característica do estado.

A Grande Rio, escola de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, vai fechar o primeiro dia de desfile e mostrará na avenida a história das cartas com o enredo A Grande Rio é do Baralho e Levará o Tarô. Vai destacar ainda as ciganas com as suas previsões do futuro.

A verde, vermelha e branca da Baixada quer conquistar, este ano, o campeonato que escapou durante três anos, quando ficou em segundo lugar.

No hay comentarios:

Publicar un comentario